De acordo com o Wikipédia Uma fonte tipográfica (ou vulgarmente fonte) que, em português correto, se deve dizer tipo é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos
O objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica.
Na maioria dos casos, a tipográfica deve ser legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, visando um relacionamento até mesmo emocional dos receptores da peça.
No campo da publicidade o uso da tipografia está fortemente interligado ao interesse visual, obtido através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos do restante da peça publicitária. Todos esses fatores combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado.
Sabemos que dentro do design gráfico, em especifico embalagens de produtos a tipografia utilizada pode agregar valor ao produto, vejamos o caso da coca-cola, por exemplo, o estilo de fonte utilizado pela marca, mesmo apresentado ao público em outros produtos, ou textos, nos remete automaticamente a marca.
Utilizando de uma frase do site Ciberaula, “La finalidad de toda composición gráfica es transmitir un mensaje concreto. Para ello, el diseñador se vale de dos herramientas principales: las imágenes y los textos.” (http://diseno.ciberaula.com/articulo/tipografia_diseno_grafico/) Justifico a razão de ter escrito este texto sobre tipografia. Este final de semana passeando pelas prateleira de supermercado vejo uma embalagem de vodka que gerou dúvida, uma embalagem que ao primeiro olhar estava escrito “GAR” ( vocês devem estar pensando que nome é este para bebida), pois bem olhando melhor a enigmática embalagem, descobri graças as ilustrações( como vocês podem ver nas fotos), que o nome deveria ser CZAR... este confusão é apenas um exemplo entre milhares espalhados por prateleiras e anúncios da má escolha de tipografias pasra peças gráfica, ou seja... pense bem na hora de escolher sua fonte.